Vitamina D: os 7 sintomas da deficiência do composto em adultos e crianças é o que você vai descobrir aqui nesse artigo.
Afinal, há sintomas que você nem imagina que esteja relacionado com a falta de vitamina D.
Por isso, saiba agora tudo sobre Vitamina D: os 7 sintomas da deficiência do composto em adultos e crianças. Confira!
Vitamina D: os 7 sintomas da deficiência do composto em adultos e crianças que afetam a vida
Hoje em dia há cada vez mais pessoas sofrendo por falta de vitamina D.
Afinal, atualmente á uma grande quantidade de pessoas que passam a vida dentro de escritórios, casas, escolas e deixam de aproveitar os benefícios do sol todos os dias.
Além disso, crianças que antes eram vistas brincando nas ruas, hoje só se divertem dentro de suas casas, o que gera uma série de prejuízos para sua saúde.
Por isso, se você tem dúvidas sobre os principais sintomas da falta de vitamina D e quer tirar as dúvidas, confira agora quais são eles.
Principais sintomas da falta de vitamina D no corpo
Em primeiro lugar, a falta de vitamina D não é uma novidade para grande parte dos brasileiros.
Afinal, de acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Pesquisas René Rachou, da Fiocruz, cerca de 16% da população com mais de 50 anos têm níveis insuficientes do nutriente.
Ocorre que essa carência disponibiliza uma série de riscos para a saúde, como o aumento de doenças cardiovasculares e de fraturas ósseas.
No entanto, será que você sabe identificar os sintomas que indicam a falta da vitamina?
Para começar nossa lista com os sintomas da fala de Vitamina D temos o cansaço excessivo e duradouro, que pode comprometer o desempenho em atividades do dia a dia, como:
- dirigir,
- trabalhar ou
- praticar exercícios físicos.
Além disso, a sensação de cansaço pode vir junto com uma fraqueza ou dor nos músculos e ossos.
Consequências da falta de vitamina D
Agora que você já sabe como identificar os sintomas da falta de vitamina D, é preciso saber que algumas consequências podem pela falta de vitamina D prolongada pode afetar o organismo.
Afinal, o hormônio atua na regulação do cálcio e do fosfato no organismo.
Além disso, em casos de deficiência, são absorvidas quantidades inferiores desses nutrientes, o que a longo prazo impacta a saúde dos ossos.
Por outro lado, em casos mais graves a falta de vitamina D pode levar a diagnósticos de raquitismo, em crianças, e osteomalacia, em adultos, quando os ossos são mais enfraquecidos.
Já nos adultos, os sinais desses quadros mais graves também são notados em outras partes do corpo, como:
- coluna,
- pernas e
- joelhos.
Além disso, em idosos, essa deficiência pode ser ainda mais arriscada e levar a fraturas ósseas, especialmente na região do quadril.
Dessa forma, se você se identificou com esses algum desses sintomas e quer saber como anda a sua Vitamina D, saiba que é só fazer um simples exame de sangue para tirar de vez a dúvida.
Viu como é importante se expor ao sol para evitar esses sintomas?
Veja também: Cancún com pouco dinheiro é possível? Entenda
Agora que você sabe, que tal tirar 15 minutos por dia para aproveitar esses benefícios?
Continue nos acompanhando!