Reino Unido começa a testar semana de trabalho de quatro dias sem cortar salários

Reino Unido começa a testar semana de trabalho de quatro dias sem cortar salários.

Essa é a novidade do dia que já deixa todo o mundo de olhos e ouvidos atentos para ver se vai funcionar.

Por isso, veja mais sobre como Reino Unido começa a testar semana de trabalho de quatro dias sem cortar salários. Confira!

Publicidade

Como Reino Unido começa a testar semana de trabalho de quatro dias sem cortar salários

Em 1º lugar , você sabia que a qualidade de vida de uma pessoa interfere diretamente em sua produtividade?

Afinal, quando você dormiu mal ou está muito cansado não é mais difícil fazer até mesmo as tarefas mais simples.

Por isso, diversas empresas no Reino Unido tem se esforçado para ajudar seus funcionários a terem mais bem estar em suas vidas. Confira!

Como tudo aconteceu

Desde o último dia , milhares de trabalhadores do Reino Unido começaram uma semana de trabalho de quatro dias, sem corte em seus salários, no maior teste do tipo.

Isso porque, o piloto, que durará 6 meses, envolve 3.300 trabalhadores de 70 empresas, desde prestadores de serviços financeiros a um restaurante de peixe com batatas fritas.

Dessa forma, durante o programa, os trabalhadores recebem 100% de seu salário por trabalharem apenas 80% de sua semana habitual.

Publicidade

Em troca, a promessa é manter a produtividade em 100%.

Além disso, um gerente local revelou a imprensa que o maior objetivo da empresa era melhorar a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários.

Pandemia deu o pontapé inicial

Em razão da pandemia, muitas empresas perceberam que o home office além de não impactar a produtividade ainda ajuda a reduzir custos.

Dessa forma,  até agora, a Islândia havia conduzido o maior piloto de uma semana de trabalho mais curta entre 2015 e 2019, com 2.500 funcionários do setor público envolvidos em dois grandes testes.

Assim, vale destacar que esses testes não encontraram queda correspondente na produtividade entre os participantes e um aumento dramático no bem-estar dos funcionários.

Por isso, os pedidos para encurtar a semana de trabalho ganharam força nos últimos anos em vários países.

Afinal, à medida que milhões de funcionários mudaram para o trabalho remoto durante a pandemia – reduzindo o tempo e os custos onerosos de deslocamento – os pedidos de maior flexibilidade só aumentaram.

Além disso, os testes apoiados pelo governo devem ocorrer na Espanha e na Escócia ainda este ano, disse a Campanha da Semana de 4 Dias em um comunicado à imprensa.

Publicidade

Veja também: Tesla Phone Pi: o futuro dos smartphones chega em 2022

Conclusão

Agora que você sabe como funciona a nova jornada de trabalho de funcionários do Reino Unido, é só esperar para tudo que vai acontecer e quando vai chegar ao Brasil.

Afinal, essa novidade tem tudo para encher o coração dos brasileiros de expectativa.

Isso porque, com o trânsito caótico de muitas cidades, ter mais um dia para descansar ou ficar com a família, tem tudo para deixar os trabalhadores mais felizes e produtivos.

No entanto, será que essa moda chega ao Brasil?

Continue nos acompanhando!