homem com crise de síndrome do pânico colocando a mão no peito

Uma boa notícia finalmente chegou para quem sofre com a síndrome do pânico. Cientistas americanos chegam a um novo tratamento comprovadamente eficaz! Confira!

Afinal, o que é síndrome do pânico?

homem com crise de síndrome do pânico colocando a mão no peito
Foto: Towfiqu barbhuiya | Pexels

Em suma, a síndrome do pânico é um transtorno psicológico em que o paciente tem crises de ansiedade. Os sintomas são falta de ar, sensação de que vai morrer, dores no peito e muito medo. 

Publicidade

Em geral, a síndrome também pode causar outros efeitos físicos, dependendo de cada caso. O transtorno, no entanto, pode acontecer a qualquer momento, tendo durações médias de 20 a 30 minutos.

Para o tratamento, até então, só era utilizado o uso de medicamentos antidepressivos e para o controle da ansiedade. Tudo isso, é claro, aliado a uma terapia frequente com um profissional de saúde qualificado.

Como funciona o aplicativo?

No entanto, com esta nova descoberta, o tratamento da síndrome do pânico tem um novo aliado: um aplicativo que ensina exercícios de relaxamento. Em suma, o app foi criado por cientistas dos Estados Unidos para ajudar no quadro clínico de pacientes em casa.

Publicidade

Assim,é possível intervir na respiração dos pacientes por meio da capnometria. Ele funciona como um tratamento de 28 dias, que busca autoregular os sintomas de estresse durante as crises do transtorno.

“O pressuposto [da intervenção respiratória guiada por capnometria é que uma pessoa pode adquirir a capacidade de controlar algumas de suas reações fisiológicas deflagradas como resultado de algum trauma”, informa o Dr. Michael Telch, especialista responsável pela pesquisa.

Resultados do app no tratamento

Felizmente, os resultados do aplicativo têm sido muito satisfatórios. Sendo assim, 65% dos pacientes com transtorno de pânico e 72% dos pacientes com transtorno de estresse pós-traumático reagiram bem ao tratamento. 

Por fim, o tratamento está sendo implantado atualmente no Department of Veterans Affairs dos EUA. Ou seja, um departamento para ex-combatentes de guerra com transtorno de estresse pós-traumático.

Publicidade

O aplicativo também tem sido usado como tratamento em alguns planos de saúde particulares.

Leia também: Leucemia ganha chance de cura com novo tratamento; conheça

Quer ficar por dentro de mais notícias do Brasil e do mundo?

Então, acompanhe nossos outros artigos do site!