Lar de uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Rio de Janeiro tem atraído cada vez mais os chamados nômades digitais.
Seja pelas belezas naturais, o ambiente boêmio e a oferta de atividades ao ar livre, por exemplo, mais e mais visitantes desembarcam para ficar na capital fluminense. No entanto, isso não tem acontecido por acaso. A cidade percebeu o potencial de atrair esse público. E tem investido nisso.
Por isso, veja como o Rio de Janeiro tem atraído nômades digitais
O que são nômades digitais?
Os nômades digitais são integrantes de um público pequeno. Eles se caracterizam pela alta renda aliada ao privilégio de poder trabalhar remotamente. Ou seja, essas pessoas podem morar onde quiserem, já que seus contratos de trabalho não determinam onde devem residir.
Welcome, gringos!
Diante do potencial para atrair esse público, o governo lançou um programa para facilitar a retirada de vistos. Essas autorizações de trabalho são válidas por um ano — mas podendo ser prorrogadas — para quem prove que faz trabalho remoto.
Além disso, a cidade passou a investir na cobertura de internet 5G. O número de cafeterias aumentou e, dessa forma, os nômades digitais que buscam um lugar para desenvolver seu trabalho no RJ tem encontrado mais facilidade.
Leia também: Conheça 5 países mais baratos para fazer intercâmbio!
Por que o Rio?
Além dos atrativos naturais, o Rio de Janeiro seduz a comunidade estrangeira no quesito economia. Trata-se, é verdade, de uma das cidades mais caras para se viver no Brasil.
Entretanto, comparados à Europa e América do Norte, os preços ainda são baixos. Isso se deve, principalmente, às taxas de câmbio e a valorização do euro e do dólar perante o real.
Dessa forma, os nômades digitais encontram facilidade para morar em bairros nobres, da zona sul da cidade. Copacabana, Leblon e Ipanema são um bom exemplo.
Mas e a violência?
Os índices de violência do Rio de Janeiro preocupam. Alguns cuidados, porém, fazem com que vários estrangeiros passem pela cidade sem encarar tal problema.
Não deixar aparelhos de alto valor à mostra e evitar tomar táxi à noite, por exemplo, são algumas dessas medidas. Vale lembrar que a maioria dos crimes violentos acontecem nas favelas e próximo a pontos turísticos.
Você sabia o que são os nômades digitais? Se interessa por morar no Rio de Janeiro? Para mais dicas de viagens, acesse o Alvo Book.