remédios naturais

Os remédios naturais para dormir são vistos por muita gente como o melhor caminho para combater a insônia. Como o próprio nome sugere, eles são as chamadas “alternativas caseiras”. Ou seja, em tese, tendem a ser mais saudáveis.

Sua variedade é grande. E a “promessa” é de ajudar a pegar no sono sem precisar de remédios prescritos na farmácia. No entanto, é preciso se questionar a respeito da efetividade destes remédios segundo a ciência.

Publicidade

O que são os “remédios naturais” mais conhecidos?

No senso comum, há várias opções de remédios naturais para dormir. A camomila, por exemplo, é uma das mais populares. Recomenda-se constantemente seu chá com essa finalidade.

Outra erva bastante conhecida é a valeriana. Essa, por sua vez, pode ser encontrada como chá, xarope ou comprimido.

E há, por fim, o óleo de lavanda, cujo aroma relaxante também é costume recomendarem no combate à insônia.

Publicidade

Leia também: Você sabia que a culpa pela insônia pode ser do celular?

Afinal, funcionam ou não?

Antes de mais nada, é preciso entender que, de maneira geral, esses produtos não fazem grandes promessas. Há sim a associação com uma ajuda no processo de relaxamento e sono. Mas nenhum deles sugere um “milagre”.

Entretanto, existe algo interessante em algumas pesquisas acadêmicas. Elas indicam que esses remédios naturais para dormir interagem com uma substância química no cérebro conhecida como GABA. Especialistas dizem que é possível, assim, ter uma sedação de partes do sistema nervoso central.

As evidências científicas da interação desses produtos com o GABA, porém, não existem.

Sem contraindicação

Por outro lado, especialistas apontam que se os remédios naturais para dormir são eficientes para uma determinada pessoa, não há problema no seu consumo. Seja um chá de camomila, ou um óleo de lavanda, por exemplo. Se algum deles faz com que a pessoa se sinta bem, não existe contraindicação.

Publicidade

É preciso, no entanto, estar alerta. Profissionais consideram que esses produtos não devem servir como “muleta”. Procure outras terapias caso o problema com o sono seja crônico.

Você vê efeito nos remédios naturais para dormir? Utiliza algum deles? Confira outras dicas de saúde e bem-estar no Alvo Book.