Comer bife de fígado é realmente saudável? ( Imagem: Freepik)

Quem nunca ouviu falar que comer bife de fígado faz bem para a saúde? Afinal, essa ideia vem desde os tempos antigos, onde as vovós já diziam que era uma proteína forte e poderosa.

Mas, será que comer bife de fígado é realmente saudável? Confira agora tudo sobre esse assunto!

Afinal, comer bife de fígado é realmente saudável?

Comer bife de fígado é realmente saudável? ( Imagem: Freepik)
Comer bife de fígado é realmente saudável? (Foto: Freepik)

Em primeiro lugar, é bom destacar que o fígado, seja de vaca, porco ou frango, é um alimento muito nutritivo. Isso porque, ele não é apenas uma fonte de proteína, mas também é rico em vitaminas e minerais importantes.

Publicidade

Dessa forma, ele pode trazer muitos benefícios para o tratamento de alguns problemas de saúde, como a anemia.

Excesso pode causar prejuízos à saúde

Apesar do fígado ser uma excelente fonte de nutrientes, é preciso cuidado para consumir esse tipo de carne.

Afinal, quando consumido em excesso, o fígado pode causar algumas complicações, principalmente, em pessoas que já têm alguma condição de saúde.

Isso porque, além de ser rico em colesterol, também pode conter metais pesados que acabam se acumulando no organismo a longo prazo.

Publicidade

Dessa forma, antes de consumir essa proteína, é bom consultar um nutricionista para avaliar a porção e a frequência em que é recomendado ingerir fígado.

Assim, você garante que o fígado traga apenas benefícios para a sua saúde, sem prejuízos ou maiores complicações.

Principais nutrientes do fígado

Dessa forma, o bife de fígado é um ingrediente muito nutritivo que contém a quantidade diária de vitaminas e minerais que o funcionamento do organismo precisa.

Afinal, ele tem:

  • ácido fólico,
  • ferro,
  • vitaminas do complexo B e
  • vitamina A.

Além disso, ele também é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade com aminoácidos essenciais que o corpo não produz, mas que são essenciais para garantir o bom funcionamento dos músculos e dos órgãos.

Por outro lado, o fígado também reduz o risco de anemia já que é muito rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que são nutrientes fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos.

Porque se deve moderar o consumo?

Dessa forma, apesar de ter alguns benefícios, o consumo de fígado deve ser moderado, especialmente porque:

Publicidade
  • É rico em colesterol: a ingestão excessiva de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, dessa forma, o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.
  • Contém metais pesados: como dito anteriormente, o fígado possui metais pesados como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio. Assim, caso se acumule no corpo, pode alterar a função renal ou o metabolismo das vitaminas e minerais, podendo provocar vários problemas de saúde.
  • É rico em purinas: além disso, eles também são uma substância que aumenta os níveis de ácido úrico no organismo, devendo ser evitada por pessoas que sofrem de gota, já que podem piorar os sintomas.

Por outro lado, vale destacar que o fígado também deve ser consumido com cuidado na gravidez.

Afinal, apesar de ter ferro e ácido fólico, que são nutrientes importantes na gestação, também possui elevadas quantidades de vitamina A. Acontece que, em excesso, pode ser prejudicial para o desenvolvimento do feto, principalmente durante o primeiro trimestre.

Veja também: População global pode atingir pico em 2050

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre o bife de fígado você pode se sentir muito mais seguro para consumir essa proteína, certo?

Continue navegando com a gente!