Quem não conhece o famoso aplicativo chinês TikTok? Apesar de parecer inocente, o governo norte-americano criou um Projeto de Lei para a proibição do TikTok. Entenda os motivos!
Senado dos EUA decreta a proibição do TikTok em dispositivos federais
Parlamentares dos EUA adicionaram a proibição do TikTok como uma das medidas adotadas no financiamento de operações do governo. Em suma, o senador Josh Hawley (Republicanos) criou a proposta aprovada no Senado.
No entanto, o Projeto de Lei ainda segue em tramitação, logo, ele deve ser votado na Câmara dos Deputados e, em seguida, sancionado pelo presidente.
O objetivo do PL é “desenvolver padrões e diretrizes para a remoção” do aplicativo TikTok nos computadores e celulares federais. No entanto, mesmo ainda em votação, 19 estados americanos já bloquearam o uso do TikTok.
Qual o motivo da proibição da rede social?
Em suma, o governo dos EUA tenta bloquear, desde 2020, o uso do aplicativo no país. Porém, as tentativas foram frustradas, principalmente depois da empresa ByteDance, criadora do TikTok, ter negado a venda do aplicativo para a empresa Microsoft.
O governo americano alega que o governo chinês estaria usando a rede social para vigiar e coletar dados confidenciais de cidadãos e agentes americanos. Portanto, representantes políticos têm alertado para a falta de segurança do app no celular da população.
No entanto, até agora, o Projeto de Lei criado não afeta os norte-americanos que usam o aplicativo em dispositivos particulares.
Leia também: Síndrome do Pânico: cientistas criam app que ajuda a controlar sintomas
Quer continuar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo?
Então, continue navegando nos artigos do nosso site!