Os avanços da ciência surpreendem dia após dia. Dentro desse aspecto, um novo anúncio chamou a atenção recentemente: a criação de uma pílula que substitui injeções de insulina em diabéticos tipo 1. A inovação é de autoria de cientistas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
Pessoas que têm diabetes tipo 1 não produzem de maneira natural a insulina, hormônio necessário para controlar a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Por isso, precisam de várias micro injeções ao longo do dia.
Segundo o principal autor do estudo, o professor Anubhav Pratap-Singh, o comprimido inventado vai trazer praticidade e elevar a qualidade de vida/bem-estar dos pacientes, além de contribuir com a saúde mental de mais de nove milhões de diabéticos tipo 1 espalhados pelo mundo.
No Brasil
Apesar de criada, a pílula ainda não está disponível oficialmente. Isso porque vai precisar passar por novos testes e depende da aprovação de agências reguladoras de saúde no mundo, inclusive no Brasil. De acordo com os pesquisadores, o comprimido vai ser dissolvido na boca, criando uma cápsula de proteção, quebrada apenas no fígado, órgão responsável pela absorção.
Quando aprovado, o medicamento deve ajudar e muito, já que, somente no Brasil, a expectativa é de que até 2045 cerca de 23,2 milhões de pessoas desenvolvam diabetes.
Gostou da novidade da pílula que substitui injeções de insulina em diabéticos? Aqui no Alvo Book você também pode continuar acessando outras notícias interessantes!