Pessoas que gostam de viajar nos pensamentos já podem ter pensado uma questão curiosa: quantas pessoas o planeta Terra pode suportar?
É uma reflexão justa quando lembramos que os recursos naturais essenciais, como a água, por exemplo, podem se tornar cada vez mais escassos por conta da degradação do meio ambiente.
A resposta de bilhões
A curiosidade sobre a capacidade de abrigo do planeta vem de tempos atrás. Um dos primeiros cálculos foi feito por Antoni Van Leeuwenhoek, em 1679. Inventor do microscópio, o cientista estipulou que a Terra poderia ser habitada por 13,4 bilhões de pessoas.
Em breve, segundo projeções, o planeta deve contar com uma população de 8 bilhões de habitantes.
Dessa forma, estaríamos chegando perto da perspectiva de Leeuwenhoek. Porém, houve um “novo olhar” para a questão, mais recentemente: afinal, Joel E. Cohen, chefe do Laboratório de População da Universidade Rockefeller, previu que a Terra poderia comportar entre um bilhão e um trilhão de pessoas, a depender das condições ambientais, éticas, políticas, entre outras.
Quais são os países mais populosos hoje
A seguir, você confere os países que “puxam a fila” da população mundial:
- 1º – China: 1,426 bilhão
- 2º – Índia: 1,412 bilhão
- 3º – EUA: 337 milhões
- 4º – Indonésia: 275 milhões
- 5º – Paquistão: 234 milhões
- 6º – Nigéria: 216 milhões
- 7º – Brasil: 215 milhões
- 8º – Bangladesh: 170 milhões
- 9º – Rússia: 145 milhões
- 10º – México: 127 milhões
Boom populacional
De acordo com pesquisadores, o pico de crescimento da população mundial deve acontecer no fim do século: em 2080, a estimativa é de o Planeta Terra ser habitado por 10,4 bilhões de pessoas, conforme a Divisão de População das Nações Unidas.
E aí, já imaginou esse tanto de gente espalhado pelo mundo? Em suma, resta saber se, até lá, os responsáveis pelas projeções vão ter acertado quantas pessoas o Planeta Terra pode suportar. Enquanto a resposta não chega com 100% de certeza, siga acessando o portal Alvo Book!