Que 2023 vem se apresentando como o ano da Inteligência Artificial (IA) já não é segredo para ninguém. Mas você já pensou em uma IA que transforma pensamentos em texto? Essa impressionante tecnologia já está em desenvolvimento por cientistas da Universidade de Austin, no Texas.
Quer saber como os cientistas vêm fazendo os testes e como essa tecnologia deve funcionar? Então, continue acompanhando este artigo. Aqui, falaremos com detalhes como deve funcionar a IA que transforma pensamentos em texto. Confira!
Como será a tecnologia que transforma pensamentos em texto?
Tecnologias como o Chat GPT já deram o que falar neste ano, não é mesmo? Mas os cientistas não param de inovar. Agora, pesquisadores da Universidade de Austin vêm desenvolvendo um sistema semelhante, mas que tem o propósito de converter pensamentos em texto.
Este pretende fazer uma leitura das ondas cerebrais e, deste modo, interpretar padrões. Desta maneira, os cientistas têm como objetivo principal viabilizar e facilitar a comunicação de pessoas que têm dificuldades ou não dispõem dessa habilidade.
O idealizador do estudo foi o pós-graduando em Ciência da Computação da instituição, Jerry Tang. Segundo ele, hoje em dia, a decodificação dos padrões por ondas cerebrais ocorre somente por meio de dispositivos implantados. Deste modo, trata-se de um procedimento muito invasivo e que demanda cirurgias e, portanto, representam muitos riscos.
Não invasiva
Nessa nova tecnologia, por outro lado, a leitura e as gravações dos padrões não ocorrerão de forma invasiva.
Para Tang, a proposta para essa tecnologia é a de que ela “possa ajudar pessoas que perderam a capacidade de falar devido a lesões como derrames ou doenças como a esclerose lateral amiotrófica”.
Atualmente, os testes são realizados com um grupo de três voluntários. Estes passam horas escutando histórias e, a partir disso, os pesquisadores utilizam o modelo de Inteligência Artificial e aliam as características dos resultados à atividade neural dos participantes.
Leia também: Veja como o uso de celulares já está mudando o seu cérebro
Quer conhecer mais notícias incríveis como esta? Então, continue lendo o Alvo Book!