Uma pesquisa de estudiosos que fazem parte da Earth4All mostram que a população global pode atingir o pico de aproximadamente 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050.
Por outro lado, o mesmo estudo mostra que, caso haja um grande investimento dirigido ao desenvolvimento econômico, educação e saúde, este número pode ser reduzido a 6 milhões até 2100.
Os cientistas utilizaram um método de projeção com base na investigação em dois cenários distintos. Ambos têm, como principal diferença, a criação e a aplicação de políticas públicas para a diminuição das desigualdades sociais na sociedade.
Neste artigo, portanto, daremos mais detalhes a respeito deste estudo. Confira a seguir!
Crescimento da população global em meio ao desenvolvimento
Na projeção deste estudo, o mundo permanece com a mesma tendência de crescimento econômico dos últimos 50 anos. Deste modo, a pesquisa prevê que a população global alcance os 8,6 bilhões de pessoas em 2050, mas que, até 2100 volte a cair para 7 bilhões.
Leia também: Finlândia é o país mais feliz do mundo; Brasil perde posições
O segundo cenário deste estudo propõe que a população mundial atinja o ápice de 8,5 milhões por volta de 2040. Posteriormente, com o auxílio dos investimentos em segurança alimentar, igualdade de gênero e mitigação da pobreza, este número caia para 6 bilhões até 2100.
Distribuição de recursos e meio ambiente
Dois pontos fundamentais para a análise dos pesquisadores são a má distribuição de renda e recursos em todos os países, e a exploração inadequada do meio ambiente. De acordo com eles, os 10% mais ricos da população estão diretamente ligados aos altos níveis de pegadas materiais no planeta.
Quer conhecer mais curiosidades como esta? Portanto, continue acompanhando o Alvo Book!