As estrelas cadentes nada mais é que um meteoro em combustão, devido ao atrito causado com elementos atmosféricos, porém — em muitas culturas por muito tempo, as estrelas cadentes representam sinais de boa sorte. Portanto, estão prontos para fazer seus pedidos? Em dezembro de 2022, é prometido 9 chuvas de estrelas cadentes e nós do Alvobook iremos te contar as datas para você se preparar.
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) listou vários fenômenos para o nosso final de ano.
Confira as datas das chuvas de estrelas cadentes e o melhor horário para avistá-las
- Chuva de meteoros Fenícidas — 2 de dezembro, das 20h às 2 da madrugada.
Esse fenômeno pertence à constelação Fênix e ele já está ativo desde o dia 28 de novembro, mas poderá ser visível com mais clareza na sexta-feira (2).
- Chuva de meteoros Cassiopeia — 6 de dezembro, das 20h às 2 da madrugada.
Apesar de esse fenômeno acontecer nos primeiros 9 dias do mês, ela se torna mais visível no dia 6 e se torna visível quando o ponto radiante se põe no horizonte oeste.
- Chuva de meteoros Puppid-Velid — 7 de dezembro, a partir das 20h.
A intensidade do brilho da lua pode prejudicar avistar esse fenômeno, o motivo é por ele não ser muito intenso. Apesar disso, será possível ser avistado até o amanhecer.
- Chuva de meteoros Monocerotídeos — 9 de dezembro, a partir das 19h.
Assim como Puppid-Velid, também poderá ser prejudicado devido ao brilho da lua, porém – o meteoro da constelação Monoceros, poderá ser avistado até o dia 20 de dezembro.
- Chuva de meteoros Hidridas — 12 de dezembro, a partir das 20h30.
A tempestade começa no dia 3, mas será possível conferir o show no seu melhor momento no dia 12 e ficará disponível até o amanhecer.
Acontecimentos para o fim de ano
- Chuva de meteoros Geminídeos — 14 de dezembro, a partir das 19h30.
Causado pelos detritos do asteroide 3200 Phaethon, será possível avistar 150 meteoros por hora. Segundo o Star Walk e ficará ativo até o dia 17 de dezembro.
- Chuva de meteoros Comae Berenicid — 16 de dezembro, a partir das 23h30.
Essa será a chuva com o maior número de estrelas cadentes do dia 16 e ficará disponível até o dia 23 de dezembro.
- Chuva de meteoros Leonis Minorid — 20 de dezembro, a partir das 20h30.
Esse fenômeno começa dia 5 e vai até o dia 4 de fevereiro, mas o melhor momento para avistá-los é no dia 20 de dezembro.
- Chuva de meteoros Ursídeos — 22 de dezembro, a partir das 3h da madrugada.
O fenômeno irá acontecer um dia antes da lua nova, logo, será possível avistá-lo com bastante clareza. Serão mais de 10 meteoros por hora e terá um aumento de intensidade sendo possível avistar 100 estrelas cadentes por hora.
Leia também: Elon Musk anuncia a compra do Twitter.
Por fim, no Solstício de Verão, o sol atingirá o ponto mais ao sul no céu às 11h30
Conhecido como o dia mais longo do ano no hemisfério sul, acontecerá no dia 21 de dezembro. Esse evento acontece porque a linha do equador não está totalmente alinhada ao sol, fazendo o mesmo raiar por mais tempo, resultando no dia ser mais longo.
Com informações do Diário do Nordeste.
Achou o conteúdo interessante? Continue acessando o nosso portal.