decisão de não ter filhos

A separação recente do comediante Fábio Porchat com a produtora cinematográfica Nataly Mega trouxe à tona uma questão: a decisão de não ter filhos pode impactar na relação?

Neste artigo, você vai compreender de que forma os casais lidam com o assunto, quais são as motivações e possíveis reações negativas. Acompanhe e confira!

Publicidade

O que é o movimento “livre de crianças”?

decisão de não ter filhos
Foto: cookie_studio/Freepik

Primeiramente, abordaremos o assunto na estratosfera online, pois existem comunidades digitais de pessoas que optaram pela decisão de não ter filhos. Esses grupos ou pessoas são conhecidos como “child-free“, que simboliza liberdade e ausência de obrigações.

De acordo com um estudo do think tank Pew Research Center em 2021, cerca de 44% das pessoas que não são pais com 18 a 49 anos nos Estados Unidos acreditam que não terão filhos.

Essa tendência de mais adultos decidindo não ter filhos acompanha a necessidade de compreender melhor as experiências e os sentimentos das pessoas.

Publicidade

O que motiva a decisão de não ter filhos?

A princípio, a decisão de não ter filhos é influenciada por diversas razões, segundo a pesquisadora Hintz, que estuda a tendência entre os millennials e a Geração Z.

Algumas pessoas nunca tiveram o desejo de ter filhos, enquanto outras tomam essa decisão mais tarde na vida. Outros ainda podem ficar em cima do muro por algum tempo.

Alguns fatores externos também podem influenciar a decisão, como preocupações com o meio ambiente, questões financeiras, insegurança habitacional etc.

Leia também: Todos os bebês pronunciam mesmas palavras quando começam a falar

Quais são as reações negativas?

Especialistas notam que a presença crescente de influenciadores e comunidades online que exaltam a escolha de não ter filhos indica uma mudança nas normas sociais. Cada vez mais pessoas com essa visão estão se encontrando online, o que pode estar levando à redução do tabu associado a essa escolha de fato.

A pandemia da covid-19 também pode ter influenciado nessa mudança, uma vez que abriu espaço para discussões sobre os desafios de ser pai ou mãe durante a crise.

Publicidade

No entanto, ainda há falta de respeito por parte de alguns grupos em relação à decisão de não ter filhos. Comentários hostis, ridicularização e acusações de egoísmo ainda são comuns, infelizmente.

Não pare por aqui! Se você gostou deste artigo, enriqueça seu conhecimento. Ou seja, explore mais conteúdos interessantes em nosso blog.