Brasileiros criam tratamento que aquece e mata células de câncer ósseo

Brasileiros criam tratamento que aquece e mata células de câncer ósseo, revolucionando o tratamento da doença. Afinal, esse é um dos tipos mais agressivos da doença e causa a morte de pessoas do mundo todo.

Por isso, se você quer saber mais sobre esse assunto, veja como é esse tratamento que aquece e mata células de câncer ósseo. Confira!

Conheça tratamento que aquece e mata células de câncer ósseo

Uma novidade bastante promissora para a área médica é o novo tratamento baseado em uma técnica chamada hipertermia térmica.

Publicidade

Isso porque, ela é um tipo de terapia que aquece as células cancerígenas por uma temperatura aproximada de 43°C que causa a destruição das proteínas do câncer e recupera a saúde óssea.

“Nesse caso, o controle de temperatura é extremamente importante, uma vez que impede o superaquecimento local e, consequentemente, a destruição dos tecidos saudáveis adjacentes à área de tratamento”, disse Geovana Santana, autora do estudo.

Tratamento menos agressivo

Em primeiro lugar, é importante dizer que o tratamento hoje em dia tem por base a remoção cirúrgica do tumor e logo após, seguida de quimioterapia e radioterapia.

No entanto, apesar de todo o tratamento, a verdade é que elas acabam não sendo boas para o paciente porque destroem o tumor maligno e também células saudáveis.

Por essa razão, com o novo material, os tratamentos podem ser bem mais práticos e muito menos agressivos.

Isso porque, a terapia utiliza uma matriz de vidro bioativo com partículas magnéticas.

Publicidade

Vale destacar que isso é possível porque a matriz vítrea, quando entra em contato com fluidos biológicos, tem a capacidade de regenerar o tecido ósseo, formando uma camada de hidroxicarbonato apatita.

Assim, o hidroxicarbonato apatita, que é um mineral presente naturalmente no osso humano, é cristalizado entre o vidro e o tecido ósseo, o que permite a fixação do compósito ao osso.

Doença silenciosa causa alerta

É importante lembrar que, como o câncer ósseo é uma doença silenciosa, muitas vezes o diagnóstico chega em um estágio avançado, quando o tratamento já não é tão simples.

Por essa razão, dada a complexidade da doença, nesses casos o quadro do paciente evolui com a metástase.

Nesse sentido, isso acontece quando a doença se alastra para outras partes do corpo, como:

  • mama,
  • próstata e
  • pulmão.

Assim, com o avanço da ciência, esses casos têm tudo para não acontecer mais com tanta frequência.

Próximos passos

Dessa forma, qualquer evolução no tratamento da doença, gera ainda mais atenção em quem precisa se curar dessa situação.

Nesse sentido, depois dos primeiros testes, os cientistas já se preparam para as próximas fases do estudo.

Assim, agora, os pesquisadores pretendem avaliar a toxidade do material, em culturas celulares e otimizar o processo de geração de calor dos compósitos e assim estabilizar a temperatura.

Publicidade

Leia também: Esquecer é bom, segundo estudo!

Por outro lado, é bom lembrar ainda que com os testes finais apresentando o mesmo resultado positivo.

Assim, os cientistas pretendem se preparar para criar a terapia final, que será disponibiliza aos profissionais de saúde da área.

Viu como a ciência evoluiu o tratamento dos casos de câncer?

Agora que você sabe, é só aguardar para acompanhar o que mais os cientistas pretendem liberar em termos de novidades nos tratamentos de doenças.

Continue navegando com a gente!