Cada vez mais pessoas estão aderinto a desafios de ficar sem consumir bebidas alcoólicas por determinado período. Movimentos como o “Outubro Sóbrio” podem ser um passo importante para quem deseja melhorar a qualidade de vida.
Isso porque, de acordo com uma série de estudos, não há quantidade segura para a saúde quando se trata de álcool. Desta forma, mesmo que você seja um consumidor ocasional, o consumo desse tipo de bebida pode trazer alguns impactos emocionais, sociais e até mesmo psicológicos.
Por isso, neste artigo, listaremos os benefícios de ficar, pelo menos, 30 dias sem consumir bebidas alcoólicas para a saúde. Confira!
Benefícios de ficar 30 dias sem consumir bebidas alcoólicas
Cada vez mais pessoas, principalmente jovens, têm aderido a desafios que propõem ficar 30 dias sem consumir bebidas alcoólicas. Alguns destes são o Janeiro Seco, Outubro Sóbrio e Julho Seco, por exemplo.
De acordo com especialistas, portanto, aderir a um desses desafios pode trazer muitos benefícios para a saúde. Isso porque, pequenos danos emocionais, físicos, psicológicos e sociais podem ocorrer até mesmo para os consumidores sociais e moderados.
Leia também: Síndrome do Pânico: cientistas criam app que ajuda a controlar sintomas
Deste modo, de acordo com especialistas, aceitar um desafio para beber menos álcool durante um pequeno período pode trazer muitos benefícios. O primeiro deles é justamente a possibilidade de ficar mais atento à forma como o indivíduo consome esse tipo de bebida.
Portanto, entre os benefícios que um desafio como este pode trazer para a saúde estão a redução das enzimas hepáticas que deixam o “fígado gordo”, melhorando, assim, a saúde do órgão e um maior controle emociona.
O que os especialistas propõem, na verdade, não é que o álcool seja cortado definitivamente da rotina. Por outro lado, a sugestão está em fazer uma pausa justamente para que o consumidor tenha condições de conhecer seus limites, assumir o controle e perceber os benefícios que a abstenção pode traer para sua saúde física, mental e emocional.
Quer acessar outros conteúdos de saúde como este? Siga acompanhando o Alvo Book!