A quantidade de água necessária na rotina é assunto importante e você já deve ter lido e ouvido muito a respeito disso. Mas talvez seja surpreendente o que lerá agora: beber 2L de água/dia é excessivo, aponta pesquisa.
O estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, publicado em novembro deste ano, pode contrariar muitos manuais de saúde.
Dois litros de água por dia correspondem a cerca de oito copos. No entanto, de acordo com os pesquisadores, essa quantidade raramente se iguala às necessidades do corpo humano. Por isso, consideram que, muitas vezes, a medida pode até ser muito alta aos seres humanos.
Qual é o ideal, então?
É necessário beber uma média de 1,3 e 1,8 litro de água diários. É o que indica o estudo, dependendo de idade, clima e local em que a pessoa vive. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram acompanhados 5.604 homens e mulheres, com idades entre 8 dias e 96 anos, de 23 países diferentes.
Além da ingestão do líquido propriamente, um dos professores lembrou que a alimentação também é fonte de uma quantidade substancial de água para o corpo humano.
Leia também: Dezembro promete 9 chuvas de estrelas cadentes
Ademais, os envolvidos com a pesquisa acreditam que esse cálculo é fundamental levando em conta o crescimento populacional vertiginoso e as frequentes mudanças climáticas. E acrescentam que a água está ligada a vários parâmetros de saúde, assim como as atividades físicas e o percentual de gordura corporal.
E aí, o que achou da descoberta? Você era daquelas pessoas que costumava beber 2L de água diariamente? Para outros conteúdos interessantes, siga acessando Alvo Book!