3 mitos sobre a calvície e por que ela não é 'necessariamente ruim', segundo especialista ( Imagem: Freepik)

Se você anda perdendo os fios da cabeça e quer saber mais sobre esse assunto, veja quais são os 3 mitos sobre calvície e como ela não é tão ruim quanto parece.

Afinal, quem nunca ouviu a história de que é do carecas que elas gostam mais, certo? Brincadeiras à parte, veja agora quais são os 3 mitos sobre a calvície. Confira!

3 mitos sobre a calvície – Quais são?

3 mitos sobre a calvície e por que ela não é'necessariamente ruim', segundo especialista ( Imagem: Freepik)
(Foto: Freepik)

Os culpados são os genes da mãe

Em primeiro lugar, você já deve ter ouvido por aí que os genes que causam a calvície vêm do lado materno da família, mas a realidade é muito mais complexa do que isso.

Publicidade

Afinal, um estudo de 2017 publicado na revista britânica PLOS Genetics analisou informações de 52 mil homens com calvície hereditária e afirmou ter conseguido identificar pelo menos 287 genes envolvidos no processo de perda de cabelo.

Isso porque, ao menos 40 dos genes identificados estavam relacionados ao cromossomo X, aquele herdado da mãe, enquanto os demais estavam espalhados pelo genoma.

Ou seja, esse é um mito.

Usar boné ou lavar muito o cabelo pode intensificar a queda

Outro mito muito comum que as pessoas ainda acreditam é que a quantidade de vezes que você lava as madeixas pode influencia no aumento da calvície.

No entanto, provavelmente nada disso tem a ver com sua queda de cabelo.

Publicidade

Geralmente, esses mitos estão relacionados a algo que é bem verdadeiro: o couro cabeludo é uma das áreas mais oleosas da pele.

Ou seja, pode lavar os cabelos sem medo porque eles não vão cair mais por conta disso.

Não existe solução comprovada para a queda de cabelo

Por fim, esse é o pior mito que existe.

Afinal, por conta das pessoas acreditarem nisso, não procuram ajuda e perdem seus cabelos sem necessidade.

Isso porque, com o avanço da medicina, você tem hoje diversos produtos que vão te ajudar a manter a saúde dos fios de um jeito simples e bem prático no dia a dia.

Exemplos disso, temos:

  • Minoxidil: é um composto vendido na forma de loção ou espuma, aplicadas diretamente no couro cabeludo;
  • Finasterida: aplicado por via oral. Era originalmente usada para tratamento de um tipo de aumento benigno da próstata mas agora, em concentrações mais baixas, também previne a queda de cabelo;
  • Transplantes: em geral, os folículos capilares são removidos da parte da cabeça onde o crescimento do cabelo continua e inseridos nas partes onde não há mais crescimento. Diferentes técnicas de transplante evoluíram muito nos últimos anos.

Nesse sentido, é bom lembrar que sobre este último tratamento, a doutora Goh acredita que ainda há uma hesitação sobre sua eficácia, mas ela garante que “os transplantes de hoje são realmente bons”.

Publicidade

Afinal, por conta do nível de precisão que o procedimento exige — é necessário retirar e reinserir folículos individualmente —, Goh recomenda que o transplante seja feito por alguém com “bom olho”.

Veja também: Motoboy que morou na rua passa na OAB e trabalha no escritório 

Por outro lado, é bom destacar que, a melhor opção é realizar uma consulta médica ao perceber que os fios estão caindo.

Isso porque, um profissional poderá ajudar você a descobrir a causa da queda e combatê-la de forma saudável.

Continue navegando com a gente!